Insolitamente absurdo – Eu e minhas estórias no banheiro, é a mais recente criação do artista uruguaio Mauro Cosenza, esse trabalho é o embrião de um espetáculo que está para emergir. Contemplado pelo edital Proac 12/2018, na categoria número, leva para cena uma mostra de 20 minutos de uma intensa pesquisa que perpassa as técnicas circenses e mergulha no universo da pesquisa corporal. Para essa realização Mauro Cosenza, teve preparação corporal e cênica com Luan Frenk, participou do Ateliê de Solos com orientação da bailarina e diretora Beth Bastos e do Laboratório de Criação com Companhia de Dança Siameses, além da pesquisa com objetos cênicos que foram projetados para ser equipamentos de manipulação, interações cênicas e dança.
Processo de Criação - Textos, Corpo e Imagem
O principio motriz da cenas foram baseados em textos poéticos, narrativas e contos, autorais e de outras fontes como Lisa Nelson, Teresa Bastos, Nayeli Perez Monjaraz, Hijikata, Onho, Fred Newman, Maria Salomon, Denis Stoklos, Hubert Godard, Eleonora Fabião, Mia Couto e Vasili Kandinsky . Essas fontes culminaram em pesquisas cênicas, fotografias e abertura pra um processo de imersão corporal, com Luan Frenk, Bete Bastos e Cia. Ciameses, apresento abaixo registros de fotos e vídeos desses processos que perduraram por 5 meses culminando na concepção final desse working in progress.
Apresentações - Os Caminhos ... Pirassununga, Porto Ferreira, Descalvado Assis, São Paulo e Santo André.
Os locais de escolha para essas apresentações, está intrinsecamente ligado a trajetória artística de Mauro Cosenza quando o mesmo se mudou de Brasília para São Paulo, foi em parceria com as companhias e produtores culturais desses municípios que possibilitou o artista a circular com seu espetáculo de palhaço H2oBoom e a sua oficina de malabarismo, capacitando e possibilitando a inserção do mesmo no mercado e ampliando seu clipping de imprensa e portfólio possibilitando novas oportunidades no sudeste.
Demos inicio as nossa apresentações em junho com finalização em agosto. Segue abaixo o registro do locais onde passamos.